
1. PROPÓSITO DA COMUNICAÇÃO:
Os alunos produzirão um blog com o propósito de divulgar o projeto e eventos realizados na escola.
Produzirão uma reportagem sobre o uso das diferentes mídias usadas na escola que será divulgado no blog e material impresso com objetivo conhecer as possibilidades de uso das TIC na educação, trocar experiências e experimentar seu uso.
Editar vídeos – Com o objetivo de ler e produzir, pensar, conhecer e produzir roteiro e edição de vídeo, bem como, divulgar as ações da escola.

2. PÚBLICO-ALVO PARA QUAL SE DESTINAM A PEÇA DA COMUNICAÇÃO:
A Comunidade intra e extra escolar.
3. NÍVEL DE MATURIDADE DA TURMA PARA TRABALHAR COM OS GÊNEROS INDICADOS:
O projeto será desenvolvido diretamente com 4 alunos do curso de informática que já têm conhecimentos prévios sobre o uso da informática. Os professores orientadores direcionarão para o desenvolvimento de habilidade de pesquisa e atuação do uso da TIC na educação. Os gêneros reportagem, blog e roteiro de vídeo serão trabalhados de forma teórica e prática, nas aulas de língua portuguesa no horário escolar com toda a turma de 45 alunos do curso de informática.
4. CARCTERÍSTICAS DE LINGUAGEM DOS GÊNEROS:

REPORTAGEM E ENTREVISTA - São gêneros jornalísticos que poderão ser estudados com o material impresso ou virtual, jornal ou revistas.
ROTEIRO – Tanto pode ser jornalístico, televisivo ou cinematográfico. O público-alvo precisará conhecer como se monta um roteiro, tendo em vista o meio de comunicação que vai ser utilizado e a situação geral de produção.
BLOG – Gênero midiático usado com objetivos bem diferenciados, conforme o interesse do idealizador. No caso do projeto, será produzido com o objetivo de divulgar ações do projeto e outras ações da escola.
5. MEIO FÍSICO:
O ambiente escolar, sala de aula, auditório, sala de informática e a comunidade local.
6. VALOR SOCIAL DOS SUPORTES E DOS GÊNEROS:

Tanto o material impresso e virtual,: o jornal, o vídeo e o blog são suportes muito importantes e indispensáveis na atualidade para comunicação e troca de conhecimentos. Conhecer e produzir conhecimentos como os propostos no projeto (roteiro, entrevista, reportagem, etc) com o uso das TIC são competências e habilidades importantíssimas para o desenvolvimento integral do ser e conseqüentemente inclusão na sociedade neoliberal e globalizada.
7. TIPO DE INTERAÇÃO E DE RELAÇÃO QUE OS SUPORTES E GÊNEROS PROPORCIONAM AOS PARTICIPANTES:
Os blogs e jornais possibilitam uma interação assíncrona. Mas são espaços que permitem interação como a pesquisa de opinião, carta do leitor, etc. As entrevistas, reportagens, fotografias, filmagens, produção de roteiro permitem uma interação direta com diferentes mídias, outras pessoas e outros locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário