segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nossa Reportagem publicada no Educarede!

O Papel dos Meios de Comunicação no Cotidiano Escolar

É cada vez maior o uso dos meios de comunicação com objetivos educacionais e de inserção do cidadão à sociedade. A incorporação das novas tecnologias ocorrem numa velocidade tão intensa que precisamos nos manter sempre atualizados para acompanhá-las.
Cada escola possui seu jeito próprio de ser e de educar. Mas, para todas elas, não é mais possível ignorar as novas tecnologias, pois elas podem melhorar a quantidade e qualidade da educação oferecida.
Mesmo com as novas tecnologias e a necessidade de incluí-las no processo educativo, uma boa escola continua a ser o que sempre foi: acima de tudo, um espaço em que adolescentes se encontram em um ambiente, regulado por alunos qualificados, que oferece proteção contra o mundo e em que todos são tratados com atenção e respeito.
Uma educação em meios pensa a escola como uma via de entrada à cultura e a compreensão do mundo. Ensinar utilizando os meios de comunicação significa explorar suas linguagens como maneira de denominar e organizar a realidade, e entender as mensagens como leituras que tentam explicar como é a sociedade e como funciona.
Ter os meios de comunicação nas escolas, não só com ferramenta de apoio pedagógico, mas também como objetos de estudo, é algo que tem crescido em todo o mundo e ajudado a formar mais e melhores leitores e cidadãos críticos. Para tanto, fizemos uma pesquisa realizada com 130 jovens do Ensino Médio Profissionalizante, na faixa etária de 14 a 17 anos, e em seguida, uma análise propriamente dita sobre o papel educativo dos meios de comunicação, mostrando que o uso das novas tecnologias na sala de aula pode auxiliar os jovens a absorver o impacto com que passam a fazer parte do dia-a-dia dos mesmos. Utilizou-se o material coletado na produção de diferentes gêneros discursivos (Bakhtin, 2003), orais e escritos, aplicado em diferentes mídias por facilitar a interação e exigir do aprendiz ações efetivas no processo de construção do conhecimento.
Utilizou-se a pedagogia de projetos, por facilitar o estudo multidisciplinar, a reflexão, ação e ressignificar os espaços de aprendizagem. Baseados em Hernández (1988), Paulo Freire (1988) e Moran (1995) foram feitas entrevistas com alunos e professores da escola; enquetes veiculadas pelas salas; edição e publicação de vídeos; criação de um blog para registrar todas as etapas do projeto; construção de uma página na web; análise do trabalho com blogs dos professores; construção de uma reportagem dos dados coletados; tudo isso registrado no diário de bordo do projeto.
Os professores da nossa escola percebem a importância de se utilizar os meios de comunicação com o propósito de formar alunos que interpretem melhor a realidade em que vivem para poderem atuar sobre ela; usá-los para ajudar a formar cidadãos e leitores mais críticos, entre outros pontos.
A televisão, o cinema, a internet e demais tecnologias nos ajudam a realizar o que já fazemos ou que desejamos. Se somos pessoas abertas, nos ajudam a comunicar-nos de forma mais confiante, carinhosa; se somos fechadas, contribuem para aumentar as formas de controle. Se temos propostas inovadoras, facilitam a mudança.
Segundo o depoimento dos nossos professores, educar com novas tecnologias é um desafio que até agora não foi enfrentado com profundidade. Fazem-se adaptações, pequenas mudanças. Agora, na escola, no trabalho e em casa, podemos aprender continuamente, de forma flexível, reunidos numa sala ou distribuídos geograficamente, mas concentrados através das redes de televisão e da internet. Estamos aprendendo, fazendo. Os modelos de educação não nos servem mais. Por isso é importante experimentar algo novo em cada semestre. Fazer as experiências possíveis nas nossas condições concretas. Perguntar-nos no começo de cada semestre: “O que estou fazendo de diferente neste curso? O que vou propor e avaliar de forma inovadora?” Assim, pouco a pouco iremos avançando e mudando.
No que diz respeito ao depoimento dos alunos “as aulas não se restringem mais a uma sala, ela se amplia e cria novas dimensões: as pesquisas de campo; o laboratório de informática; os outros ambientes da escola, etc.”
Por fim, vemos que a metodologia tradicional, ainda vigente na prática escolar, deve ser repensada, buscando-se conduzir o aprendiz por caminhos que priorizem a interdisciplinaridade e a contextualização.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Apresentação do Projeto na 10ª CREDE!


No sábado pela tarde, dia 07/11/2009, apresentamos o nosso projeto para a secretária de educação do estado, Isolda Cela. Foi um momento bastante significante, onde a mesma apreciou o nosso discurso, organização das idéias expostas e alinhamento do diário de bordo. Eu (Ozair) e Felipe, escolhidos para representar o projeto pelos nossos colegas, nos sentimos gratificados em ver como o nosso trabalho cresce a cada dia.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Preparação para a Feira Estadual!



Alinhamento do discurso, preparação do Banner, atualização do Diário de Bordo. Análise do nosso Projeto, que teve início em Abril, ou seja, se estamos conseguindo atingir nosso objetivo, que é incentivar a comunidade escolar a utilizar os meios de comunicação no cotidiano escolar. Pelo que estamos avaliando, os resultados estão sendo satisfatórios.